segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Poluição no cérebro

Pesquisadores dos Estados Unidos concluíram que pessoas que se expõem excessivamente em ambientes poluídos tem 34% mais chances de ter um acidente vascular cerebral ou AVC. As chances de uma pessoa ser hospitalizada por AVC é 35 vezes maior em dias que a qualidade está moderada para dias que esta boa. Um dos principais motivos disso, é a mudança de partículas promovem na função dos vasos sanguíneos, no sistema nervoso autônomo que controla a frequência e a pressão arterial e nos maiores níveis de inflamação.

Um grupo de cientistas fez um estudo com pacientes com AVC e moradores em Boston, EUA. Ao longo dos anos os cientistas analisaram as partículas finas que vinham de fontes como fábricas, caminhões, automóveis, queima de madeira entre outros, descobriram que o tamanho das impurezas no ar influencia diretamente no risco de derrame. As partículas maiores ficam presas nas vias aéreas superiores, enquanto as menores podem penetrar mais profundamente no pulmão.

A exposição crônicas às partículas de poluição acelera a perda de habilidades fundamentais como a atenção, memória, percepção, entre outras.

Fizeram uma pesquisa durante 14 anos, com mulheres de 70 a 81 anos e os pesquisadores descobriram que as partículas muito pequenas podem entrar no cérebro e causar inflamação, podendo ocasionar alterações microscópicas típicas da doença de Alzheimer, que é causa mais comum da demência.

Fonte:http://veja.abril.com.br/ ,
http://www.correiobraziliense.com.br/

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Visita ao Laboratório



Hoje nos fomos ao laboratório do pai do Danilo, que é engenheiro ambiental. Saímos de casa às 9horas e 10minutos e chegamos lá às 9horas e 40 minutos. Logo que chegamos subimos para uma sala, onde conversamos sobre oque seria a poluição e outras coisas. Depois dessa conversa, descemos para ver os equipamentos de medição. Vimos como se mede e até chegamos a medir as partículas do ar(poeira) por 15minutos. Infelizmente um membro do grupo: o Eiki não pode vir conosco, pois estava viajando. Então fomos nós: Milton, Victor e Danilo fazer a nossa pesquisa de campo.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cronograma

Estes são os nossos novos cronogramas! Reformatados, com algumas alterações e em modo de tabela. Para sua melhor visualização clique na imagem

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Forma de Apresentação

Pensamos em fazer 2 cartazes. 1 falando sobre a pesquisa de campo, explicando o processo e como conseguimos o aparelho para medir o ar. O outro iremos falar sobre poluição no mundo, como isso vem ficando cada vez pior e como podemos ajudar. Estamos pensando em fazer uma maquete do que a poluição pode fazer. Bom isso é só o rascunho da nossa apresentação na mostra.

Cronograma

Este será o nosso cronograma, servirá para agendarmos e controlarmos melhor o tempo fazendo cada etapa do trabalho. Assim não deixaremos nada para a última hora.

08 de Fevereiro- Lista de grupos , 3 temas definidos e blogs abertos
15 de Fevereiro- Cronograma, definição das etapas e forma de apresentação
29 de Fevereiro- Pesquisas prontas
Ao longo da semana do dia 04 de Março- Compra e pedido dos materiais
11 de Março- Visito ao laboratório (Onde o pai do Danilo trabalha)
18 de Março- Confecção dos cartazes, maquetes e etc.
25 de Março- Término dos cartazes e elaboração das falas
09 de Abril- Ensaio geral das falas
11 de Abril- Apresentação preliminar
13 de Abril- Mostra Científica

Cronograma sujeito a alterações, avisaremos quando isso ocorrer.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Charge de Poluição

Pense nisso...

Introdução

Este blog será para a nossas feira de ciências, do Colégio Oshiman. Nosso grupo tem quatro integrantes: Eiki, Pedro Danilo, Victor Maruyama e Milton. Ainda não bolamos nosso tema, mas estamos pesquisando para bolar temas interessantes.