segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Poluição no cérebro

Pesquisadores dos Estados Unidos concluíram que pessoas que se expõem excessivamente em ambientes poluídos tem 34% mais chances de ter um acidente vascular cerebral ou AVC. As chances de uma pessoa ser hospitalizada por AVC é 35 vezes maior em dias que a qualidade está moderada para dias que esta boa. Um dos principais motivos disso, é a mudança de partículas promovem na função dos vasos sanguíneos, no sistema nervoso autônomo que controla a frequência e a pressão arterial e nos maiores níveis de inflamação.

Um grupo de cientistas fez um estudo com pacientes com AVC e moradores em Boston, EUA. Ao longo dos anos os cientistas analisaram as partículas finas que vinham de fontes como fábricas, caminhões, automóveis, queima de madeira entre outros, descobriram que o tamanho das impurezas no ar influencia diretamente no risco de derrame. As partículas maiores ficam presas nas vias aéreas superiores, enquanto as menores podem penetrar mais profundamente no pulmão.

A exposição crônicas às partículas de poluição acelera a perda de habilidades fundamentais como a atenção, memória, percepção, entre outras.

Fizeram uma pesquisa durante 14 anos, com mulheres de 70 a 81 anos e os pesquisadores descobriram que as partículas muito pequenas podem entrar no cérebro e causar inflamação, podendo ocasionar alterações microscópicas típicas da doença de Alzheimer, que é causa mais comum da demência.

Fonte:http://veja.abril.com.br/ ,
http://www.correiobraziliense.com.br/

Um comentário: