terça-feira, 13 de março de 2012

Doenças respiratorias causadas pela poluição do ar

A revolução industrial, fez com que aumentase significativamente a poluição do ar. Apartir dessa época com a queima de carvão, temos que conviver com o ar poluído.
Nos dias de hoje muitas cidades sofrem os efeitos da poluição do ar. Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos.
As doenças respiratorias mais comuns são:
Asma, os principais causadores são acaros, poeira, polem, mofo, mas ha outras causas tambem. Os pacientes, antes do ataque de asma, apresentam tosse freqüente, cansaço, chieira, crises de espirros, coceira no nariz e secreção transparente abundante. A asma se cura com medidas preventivas. Esportes recomendados: Natação, ciclismo, futebol, vôlei , basquete e tênis.
Uma pesquis rinite
Pode ser definida por uma inflamação na parte interna do nariz. Manifesta-se com coriza abundante, ataques de espirro, nariz entupido ( como se estivesse constantemente resfriado ou gripado ), coceira nasal e no céu da boca.
O diagnóstico é obtido através de exame clínico, feito pelo médico. Os primeiros sintomas costumam aparecer durante a infância ou no início da idade adulta.
sinusite
É um processo inflamatório dos seios da face. Caracteriza-se por nariz entupido, dor de cabeça, catarro amarelo ou esverdeado no nariz, sensação de peso na face, febre, mal hálito e tosse.
A natação não ajuda pois o cloro pode ser altamente irritante. Além do mais, na piscina respira-se pela boca e solta-se o ar pelo nariz. Não é um exercício respiratório ideal.
       tratamento
A disciplina vem em primeiro lugar. Deve haver uma harmonia de condutas entre o médico, os familiares e o paciente.
O médico Gilberto César Ferreira aconselha que façam um bom controle ambiental de sua residência, mantendo o local arejado, evitando tapetes e cortinas.
Recomenda-se também que os idosos tomem vacinas contra a gripe, no final do verão ou no início do outono, para evitar pneumonia.
a realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova que o acúmulo de partículas e gases nocivos lançados na atmosfera estão provocando doenças respiratórias pré-existentes e podem aumentar o índice de infecções das vias aéreas superiores e pneumonia nos paulistanos, em diferentes faixas etária
Durante três anos, o levantamento analisou 177.325 casos. A grande maioria foi por doenças respiratórias.
Desse total, 72% das ocorrências eram infecções de vias aéreas superiores (sinusite, faringite, nasofaringites e amidaglite), 12% eram influenza (gripes em geral), 9%, pneumonia e 7%, asma.
O maior grupo atendido no serviço de emergência foram os menores de 13 anos, seguidos por adultos de 40 a 65 anos; de 30 a 39; maiores de 65; e de 13 a 19. Foi significativa a associação do aumento da concentração dos poluentes com a gripe influenza entre adolescentes de 13 a 19 anos e em idosos acima de 65.
Em relação à asma, os resultados mais impactantes aparecerem entre pessoas de 30 a 39 anos e também entre as de 40 a 65. O excesso de material nocivo no ar também se associou significativamente com admissões por pneumonia nas idades de 40 a 65 anos e em maiores de 65.
A polição também causa danos ao ecossistema e a ifraestrutura das cidades, como a chuva ácida.Que mata plantas e animais, coroe as estruturas.


fonte: http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/vida,poluicao-do-ar-piora-doenca-respiratoria-e-aumenta-infeccao-diz-unifesp
http://www.assisnaweb.com.br/documentos/estudo/biologia/doen.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário