domingo, 4 de março de 2012



O nível de poluição atmosférica é determinado pela quantificação das substâncias poluentes presentes

no ar. Considera-se poluente atmosférico “qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade”.


A Tabela 1 (Fonte: CETESB) mostra um quadro geral dos principais poluentes considerados indicadores da qualidade do ar, bem como suas características, quais suas origens principais e seus efeitos ao meio ambiente:

Nas Fotos 1, 2 e 3 são mostrados equipamentos de medição da Qualidade do Ar. O equipmento da Foto 2 e 3 (HI VOL) é utiizado para medição da concentração de Poeira Total em Suspensão (PTS).


 Foto 1: Equipamentos utilizados para medição de Monóxiodo de Carbono (CO), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Ozônio (O3) e Hidrocarbonetos Totais (HCTs) no Ar Ambiente.




Foto 2: Equipamento HI VOL utilizado para medição da concentração de Poeira Total em Suspensão (PTS) no Ar Ambiente.

















Foto 3: Equipamento HI VOL utilizado para medição da concentração de Poeira Total em Suspensão (PTS) no Ar Ambiente (vista interna do equipamento).






Um comentário: